Cerveja
aumenta cancro do pulmão
Beber cerveja aumenta o risco de cancro do pulmão,
contrariamente ao vinho, que o reduz, revelou um estudo canadiano
publicado na revista "Câncer Causes and Control".
Realizado a partir de dados recolhidos entre os anos 80 e 90, o estudo
conclui que as pessoas que consomem seis cervejas ou mais por semana
correm mais 20% a 50% de risco de desenvolver um cancro no
pulmão, uma situação atenuada com o consumo
regular de frutas e legumes. Pelo contrário, o consumo de vinho
reduz em 40% o risco de cancro do pulmão entre os homens e em
70% entre as mulheres.
Estes resultados podem ser explicados pela diferença nos
ingredientes que estão na base das duas bebidas
alcoólicas ou ainda pelo modo de vida que se associa a cada um
dos consumidores das respectivas bebidas alcoólicas. Para
chegarem a estas conclusões, os investigadores da Universidade
McGill conseguiram isolar os factores de desenvolvimento do cancro do
pulmão ligado ao tabaco graças a uma
informação precisa sobre o consumo de tabaco entre as
pessoas que compunham a amostra.
"O principal problema nos estudos anteriores sobre álcool e
cancro do pulmão estava em conhecer o papel do tabagismo",
declarou à agência France Press a responsável pelo
estudo, Andrea Benedetti, acrescentando que as pessoas que bebem
são também, muitas, as que fumam.
fonte:
Jornal de
Notícias
14.04.06