Esqueça
as maçãs. beber um copo de vinho por dia pode manter o
urologista longe. Um novo estudo demonstra que os homens que bebem
quatro ou mais copos de vinho por semana reduzem em 50% o risco de
sofrer cancro da próstata em relação aos que o
não fazem.
Além disso os investigadores descobriram que os efeitos
protectores do vinho tinto parecem ser ainda mais fortes justamente
contra as formas mais perigosas e agressivas de cancro da
próstata.
"Entre os homens que bebiam quatro ou mais copos de vinho tinto por
semana, registámos uma diminuição da
incidência de 60% das formas mais agressivas de cancro da
próstata", diz Janet L. Stanford, PhD, da Fred Hutchinson
Cancer Research Center, numa nota distribuída à imprensa.
" Onde se deu a mais forte redução da incidência
(de cancro da próstata) foi precisamente nas suas formas mais
agressivas".
Os investigadores dizem ser este apenas o segundo estudo que relaciona
esta forma de cancro com o vinho tinto ou outro tipo de bebidas
alcoólicas, e que as descobertas sugerem haver algo de
único no vinho tinto que que faz dele um poderoso atacante desta
forma de cancro.
No estudo publicado no International Journal of Cancer, os
investigadores comparam os hábitos de bebida de 753 homens
residentes na área de Seatle (USA) a quem foi recentemente
diagnosticado o cancro da próstata, com outros 703 homens que
gozam de boa saúde.
Os investigadores sublinham não se ter descoberto nenhuma
relação entre o consumo de álcool de forma
generalizada, e o cancro da próstata. Contudo, quando se olha
às escolhas dos consumidores, há uma significante
redução do risco entre os que bebem vinho e
particularmente entre os que bebem vinho tinto.
Os investigadores referem que um antioxidante conhecido como
resveratrol, (que se encontra em maior quantidade nas uvas pretas do
que nas brancas) poderá ser o responsável pelos potentes
efeitos anti-cancro do vinho tinto.
fonte:SOURCES:
Shoonen, M. International Journal of Cancer, advance online publication
Aug. 25, 2004. News release, Fred Hutchinson Cancer Research Center.
in Netscape.com 2004-.10.02