acores.com
O que significa


Página inicial

gatos e gatinhos

jornais online






 

Sabe o que significa o vocábulo 'porra'?

‘Porra’ e ‘porrada’ procedem do latim ‘porra’, que designava arma de madeira, na verdade um pedaço de pau em cuja extremidade havia uma protuberância. Ali eram incrustados pedaços de metal, assemelhando-se a pregos. Bem antes de tornar-se a interjeição mais exclamada na nossa linguagem coloquial, dar uma porrada no inimigo era feri-lo.

Mas a ‘porra’, que serviu de base a palavras como ‘porrada’ e ‘porrete’, designava também, entre os séculos XIII e XV, sem a vulgaridade que depois a marcaria, um ceptro eclesiástico, muito usado por autoridades da Igreja em procissões e outras solenidades.

Por isso, quando hoje alguém exclama 'porra’, na história da língua uma longa estrada foi percorrida e nesse trajecto a ofensa foi perdendo a sua carga de violência, limitando-se a uma inconformidade apenas verbal, sem que a ofensa esteja necessariamente presente.

Outras vinculações foram estabelecidas. ‘Porra’ foi também, durante séculos, variante de ‘porro’, vegetal de talo grande e grosso, em cuja extremidade está um bulbo que se assemelha à ponta da arma romana, que provavelmente serviu de metáfora para designar o vegetal (alho porro, agora mais conhecido por alho francês).



voltar






zona euro
jornais on line